segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SISTEMA MANTIQUEIRA

Prezados e prezadas,
Em cumprimento ao que determina a nossa constituição, comunico que propús ao Plano de Bacias PCJ 2010/2020 a alteração do nome Sistema Cantareira para SISTEMA MANTIQUEIRA como uma forma de resgatar a verdadeira identidade das águas que vêm de tão longe e que abastece a região metropolitana de SP há mais de 30 anos!
Nada mais justo a proposta, pois, grande parte dessas valiosas águas vertem do maciço da Serra da Mantiqueira situada na divisa com Minas Gerais, é tb uma forma de homenagear e reconhecer a importância do Sul de MG onde estão situadas os tributários e suas nascentes que formam o valioso rio Jaguari o principal rio do atual Sistema Cantareira.
Propús tb a criação a curto prazo a criação do novo SISTEMA JAPI-CANTAREIRA , tendo como peça central a represa de Pirapora, para abastecer a região oeste da RMSP tendo como a principais ETAs situada em Franco da Rocha e Santana do Parnaíba.
Ela abasteceria, por ex, as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar, Santana de Parnaíba, Pirapora e outras regiões da Capital. Interligando Francisco Morato a região alta de Botujurú estará resolvida a questão do reforço do abastecimento de Campo Limpo Paulista e de Várzea Paulista, ambos, da bacia do rio Jundiaí.
Chamo a atenção para três fatos importantes:
 
1- A RMSP necessita, urgente, de novas fonte de águas para abastecimento da população, do comércio e das indústrias, a quantidade total de água tratada está estacionada em ~65 m³/seg há vários anos, urge aumentá-la!
2- Na última temporada de chuvas fortes de Out/2009 a Abril/2010 foram vertidas por medidas de segurança em média ~50 m³seg, nos dias críticos a Sabesp chegou a operar com máxima na faixa de ~110 m³seg! Enquanto isso liberou-se pouca água pelos vertedouro do Paiva Castro/Mairiporã. Essas águas emergenciais liberadas para o PCJ foram consideradas consumidas pela nossa região, portanto, estamos (PCJ) com o nossa poupança no Banco de Águas ZERADO! Essa proposta visa também corrigir essa questão e, em futuros períodos chuvosos, a Sabesp/DAEE podererão armazenar as águas liberadas emergencialmente pelo Paiva Castro na grande represa de Pirapora já existente e hoje praticamente ociosa.
3- É fato comprovado pelo Flutuador da Rede Globo, é possível tratar a água contendo esgoto sem uso de nenhum produto químico, contando apenas com os recursos da própria natureza, e que permite a Sabesp o abastecimento com absoluta segurança de grande parte da Baixada Santista com parte das águas dos dois canais de fuga da UHE Henry Borden. Podemos repetir esses fenômenos naturais em todos corpos hídricos da RMSP começando pelo rio Pinheiros [FLOTAÇÃO SEM ADIÇÃO DE NENHUM PRODUTO QUÍMICO] e represa de Pirapora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário