Um peixe considerado extinto no Estado de São Paulo, o Surubim do Paraíba (Steindachneridion parahybae), foi encontrado pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) no rio Paraíba do Sul, na região de Lavrinhas. A captura ocorreu dia 11 de novembro, durante expedições de busca do projeto de pesquisa e desenvolvimento da CESP em parceria com a Universidade Mogi das Cruzes.
A espécie foi localizada com o apoio dos pescadores locais, que indicaram os principais pontos de ocorrência do surubim na região de Lavrinhas. A equipe se dividiu em três pontos da região da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lavrinhas, ainda em implantação. No terceiro dia da expedição, um exemplar da espécie, com 1,44 kg, foi localizado.
O peixe foi transportado para a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura da CESP, em Paraibuna, onde foi marcado eletronicamente e teve material genético colhido para estudos. Esse é o 34º indivíduo da espécie na estação.
06/12/2010
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – AGEVAP
Telefax: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@ceivap.org.br
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – AGEVAP
Telefax: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@ceivap.org.br
Eu tive o prazer de acompanhar este momento raro,de uma especie considerada extinta na bacia do paraiba do sul do lado paulista,a dois anos nos da Associação Jaguamimbaba,em parceria com a secretaria do meio ambiente,ataves de seu titular João Francisco Bosse,que vem dando enfase a educação ambiental no municipio,recentemente,no dia 22\9\10,junto com a comunidade foi soltado 400 individuos da especie pirapitinga.
ResponderExcluirIsto vem coroar o trabalho feito pelo comite de bacias(CBH-PS)na politica da gestão das aguas na bacia,em conjunto com outros atores sociais,na gestão compartilhada.
ResponderExcluirE isto não foi suficiente para embargar as obras?
ResponderExcluirSe não estava extinto ainda, agora depois de construir a barragem deve estar.