Semana Internacional dos rios ano 2010 começa em grande estilo em Itapeva (SP) Dia 22 novembro
Em alto estilo a Semana Internacional dos Rios ano 2010 teve inicio neste dia 22 de novembro na, cidade de Itapeva.
“Tudo foi muito bom. Não poderia ter um início melhor. O público pôde presenciar grande palestra e estão todos de parabéns, organização, palestrantes, patrocinadores e todos os envolvidos. É muito bom abrir um evento assim, com casa cheia”, falou Paulo Saponga coordenador do evento.
O secretário da Municipal da Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Cassiano Toffoli de Oliveira, realizou na manhã desta segunda-feira (22) uma palestra para um grupo de 100 alunos das escolas municipal Leonor Cerdeira e Dom Silvio Maria Dario. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho (Sala Verde). A iniciativa faz parte do projeto Semana Internacional dos Rios, onde os alunos recebem vários palestrantes que abordam temas variados e relevantes em relação aos rios do Planeta Terra. O tema da palestra foi “agrotóxicos e demais poluentes dos rios”. Segundo Cassiano, a educação ambiental funciona como uma forma de desenvolvimento sustentável da nação. Para ter uma vida com qualidade, é preciso combater o desmatamento, o assoreamento dos corpos de água, desperdício de água, reciclar o lixo, realizando ações básicas, estaremos preparando o município para o desenvolvimento sustentável. O secretário encerrou a palestra destacando que Itapeva está inserida no compromisso do Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, articulando esforço e mobilizando a sociedade para garantir que até o ano de 2012 boa parte das 10 diretivas básicas nas quais os municípios se comprometem em executar, sejam cumpridas.
No segundo dia a Palestra ficou a cargo do presidente do COMDEMA Paulo Moacyr dos Santos que falou sobre rios de água contaminados. “Além dos microorganismos do esgoto doméstico, outra bactéria perigosa presente nos rios sujos é a da leptospirose, transmitida pela urina dos ratos que fazem sua toca na beira dos cursos d’água. Outro ingrediente nessa mistura nojenta são os poluentes industriais, como metais pesados e pesticidas que algumas fábricas ainda teimam em despejar nos rios”, diz o Sanitarista Paulo Moacyr, presidente do COMDEMA, Conselho que atua na área do meio ambiente. Na sua palestra mostrou aos alunos da E.E. Geminiano David Müzel, através de vídeos, algumas doenças transmitidas pelas águas sujas. Mostrou que um mergulho num rio sujo pode trazer de uma simples diarréia até doenças mortais, tais como:GASTROENTERITE; HEPATITE; FEBRE TIFÓIDE; ASCARIDÍASE; LEPTOSPIROSE; POLIOMIELITE; CÓLERA; TÉTANO.
E de suma importancia a preocupação da sociedade com o rios do Brasil,pois ele e a fonte de vida da maioria da população brasileira,por isso precisamos fortalecer os comites de bacias
ResponderExcluir