segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A COMUNIDADE DA AGUA

Comunidade das Águas: está no ar a rede social do SINGREH

Para democratizar o processo de Revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) foi criada no início de agosto a Comunidade das Águas, o site colaborativo para atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). A Comunidade é uma rede social virtual criada para estimular a troca de informações e experiências relativas à gestão das águas. Durante as oficinas regionais de revisão do Plano nas 12 regiões hidrográficas, de agosto a outubro de 2010, os representantes da sociedade civil, governo e setor usuário presentes no encontros foram apresentados à ferramenta e convidados a participar dessa rede.
No site colaborativo é possível ler notícias, ver fotos, assistir a entrevistas, formar grupos, criar fóruns de discussão, publicar arquivos, usar o "bate-papo" e enviar mensagens personalizadas para outros participantes. Todos os membros da Comunidade das Águas podem publicar conteúdos referentes ao tema no site, sendo receptores e produtores de informação. Durante o fechamento desta matéria, 326 pessoas de todo o Brasil, representantes das 12 regiões hidrográficas, já haviam se tornado membros desta página. Eles agora já podem se comunicar diretamente e trocar informações e experiências na área da gestão hídrica.
Ampliando a Comunidade
A Comunidade tem potencial para fazer mais: todos os representantes do SINGREH, das diversas instâncias, setores e regiões estão convidados a participar e interagir nesta rede. Quanto mais membros estiverem envolvidos com a Comunidade, melhor. Assim o espaço poderá tornar-se representativo do SNGREH, refletindo as necessidades e mostrando os avanços do Sistema. A dinâmica das redes sociais funciona a partir das atividades dos próprios membros, que compartilham informações entre si. Portanto, se você já faz parte da Comunidade das Águas, convide seus colegas para participar também, e se não faz, torne-se um membro!
Para se cadastrar acesse o endereço http://comunidadedasaguas.ning.com e faça seu registro. Depois é só aguardar a aprovação. Lembre-se que neste espaço será possível construir uma rede de informações sobre a gestão dos recursos hídricos e articular em busca de uma gestão compartilhada e integrada, como prevê o Plano Nacional de Recursos Hídricos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário