segunda-feira, 15 de maio de 2017

POSSE DOS CONSELHEIROS DO CONAPAM EM PINDAMONHANGABA


Pindamonhangaba sediou, em 28 de abril, a primeira reunião extraordinária de 2017 do Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira (Conapam), que deu posse aos novos membros, na sede do Sindicato Rural da cidade. O Sindicato contou com o apoio da Casa da Agricultura local e da CATI Regional Pindamonhangaba, na divulgação do evento aberto ao público interessado.
O encontro reuniu os membros empossados e demais convidados, especialmente um público, entre lideranças e produtores rurais, envolvido na região abrangida pelo colegiado, de bairros rurais de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Lavrinhas, Piquete e Cruzeiro, municípios do Vale do Paraíba Paulista. Todos os conselheiros, representantes dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais e da sociedade civil receberam seu Termo de Posse.
Houve apresentação dos participantes, projeção de vídeo institucional da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira e relato sobre o andamento do Plano de Manejo pelo presidente do Conselho, Paulo Oliveira, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade), quando foi abordada a atual situação de gestão da APA, bem como equipe, parcerias e articulações.
Na próxima reunião ordinária, a ser realizada em Itamonte, no Estado de Minas Gerais, será discutido o Diagnóstico do Plano de Manejo da APA/SM, com a exposição de resultados das várias oficinas ocorridas nas comunidades envolvidas, seguido de estratégias para minimizar as ameaças aos alvos de conservação propostos, destacou o presidente Paulo Oliveira. “Vamos dialogar muito com o maior número possível de pessoas moradoras e produtoras na APA”, completou.
A CATI tem assento na composição do Conapam, por meio de representação da Casa da Agricultura de Cruzeiro, cuja técnica Paula dos Reis Inácio de Souza tem trabalhado em parceria com o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba (Assirvap). Paula pode contar também com o apoio da técnica da Casa da Agricultura de Pindamonhangaba, Telma de Souza, secretaria-executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do município; tal Conselho tem sido uma ferramenta importante de divulgação desse processo desenvolvido na APA.
Responsável pela Casa da Agricultura de Pindamonhangaba, Telma de Souza acompanha desde as primeiras discussões sobre a questão da APA, levantadas pela Associação de Moradores e Produtores do Bairro do Ribeirão Grande. “Procurei levar o assunto para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o qual abrange os dois sindicatos, o patronal e dos trabalhadores, organizações, entidades governamentais e outros órgãos ligados ao setor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário