Carreta tomba na Via Dutra e óleo atinge rio Paraíba
Um acidente entre uma carreta-tanque e um caminhão, na madrugada do dia 29 de outubro, provocou o derramamento de 26 mil litros de óleo residual no quilômetro 272 da Via Dutra, na altura da cidade de Barra Mansa (RJ). Uma quantidade ainda não definida do material atingiu o rio Paraíba do Sul, através da canalização de águas pluviais do córrego Cotiara, propiciando o surgimento de manchas na água.
As alterações no rio foram vistas no início da manhã por canoeiros nas proximidades do bairro Roberto Silveira. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), o óleo é proveniente da estação de efluentes líquidos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ).
Equipes de emergência conseguiram conter a vazão de cinco mil litros com a utilização de serragem. Representantes do INEA foram chamados para fazer o monitoramento do vazamento e técnicos do Serviço de Operações de Emergências Ambientais (SOPEA) sobrevoam a região, a fim de avaliar o percurso do óleo ao longo do rio. Já a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) deslocou para Barra Mansa equipes de controle de qualidade e um laboratório móvel.
Segundo o Diretor-Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Renine Cesar de Oliveira, o serviço de captação não foi interrompido na cidade porque é realizado antes do local onde apareceu a mancha de óleo. A CEDAE, que faz a captação de água em Pinheiral e Piraí, também decidiu não suspender o serviço, pois, segundo o órgão, o óleo não teria afetado suas estações. Já em Volta Redonda, o SAAE decidiu suspender a captação até que os técnicos do INEA emitam um parecer final.
29/10/10
TextoArte Comunicação
(12) 3631-4961
comunicacao@textoarte.com
(12) 3631-4961
comunicacao@textoarte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário