segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Convite para 1ª Reunião Extraordinária do CONAPAM em 2018-Cruzeiro SP
Posted: 25 Aug 2018 08:00 AM PDT
Na última reunião do CONAPAM ocorrida em junho, no município de Marmelópolis, houve manifestações da plenária indicando haverem certas dúvidas com relação ao projeto de implantação de uma Trilha de Longo Curso (TLC), a Trilha Transmantiqueira, cortando o território da APA da Serra da Mantiqueira.
Poucos dias mais tarde, em 28 de junho, numa reunião do Conselho Mosaico Mantiqueira (conselho formado por gestores de todas as UCs que compõe o Mosaico e mais representantes da sociedade civil indicados pelo conselho consultivo de cada UC), também foram levantadas questões sobre a Trilha Transmantiqueira e a aplicação das normas para eventos e corridas de montanhas.
Como esses conselhos possuem um número significativo de conselheiros em comum, e atuaram em parceria quando por ocasião da criação das normas para eventos e corridas de montanhas, houve um consenso de que poder-se-ia fazer mais uma reunião em conjunto para discussão e esclarecimento das dúvidas quanto a implementação da Trilha Transmantiqueira. A proposta então seria a de uma mesa redonda, com apresentação de informações sobre o tema e, ao final, uma discussão aberta sobre a questão.
A data acertada para esta reunião é o dia 04 de setembro, no horário entre as 13:00 e 18:30 hs. O local escolhido para sediar a reunião é o município de Cruzeiro (SP), no Museu Major Novaes, localizado na rua Dona Titã, nº 180, bairro de Vila Canevari.
Segue a programação para a reunião: 13:00hs: Abertura da plenária e boas vindas (Presidentes dos Conselhos) 13:30:hs: Apresentação de uma visão geral do que é o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso – (ICMBio) 14:00hs: Apresentação sobre a situação atual das ações em curso ao longo da Transmantiqueira: (Coordenador da CT Montanhas – CONAPAM) 15:00hs: Apresentação de propostas técnicas para implementação em trechos da Transmantiqueira: (AMPM – Programa de Voluntariado da APASM) - Mitigação dos danos em ambientes úmidos (Vale do Ruah especialmente); - Definição do melhor traçado ao longo da Serra fina (via alternativa); - Regulamentação do uso comercial da Serra Fina. 16:30hs: Intervalo 17:00hs: Debate em plenária para encaminhamentos. 18:30hs: Avisos e encerramento. Lembrando sempre que nossas reuniões são PÚBLICAS e ABERTAS À PARTICIPAÇÃO DE TODOS. |
CEIVAP está presente no III SRHPS
![]() |
![]() |
Ed. 68 | 27 de agosto de 2018
| ![]() |
CEIVAP está presente no III SRHPS
Simpósio de Recursos Hídricos reúne técnicos,
| ||
![]() |
A terceira edição do Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul acontece entre os dias 27 e 29 de Agosto, em Juiz de Fora/MG. O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e sua secretaria executiva, a Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), serão representados por sua diretoria. O Comitê é um dos patrocinadores do evento.
Com o tema “Sustentabilidade hídrica na bacia do rio Paraíba do Sul: desafios atuais e futuros”, o Simpósio busca reunir técnicos, empresas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação com trabalhos realizados na bacia do Rio Paraíba do Sul. Neste contexto, o evento também pretende consolidar parcerias e atividades de uma rede de pesquisa em recursos hídricos/meio ambiente de bacias hidrográficas, para suporte ao processo de gestão das águas na região. O simpósio contará com a exposição de painéis, mesas-redondas, sessões plenárias e visitas técnicas. Na ocasião, o vice-presidente do CEIVAP, Matheus Cremonese, conduzirá junto com o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, a palestra inaugural abordando o tema principal do evento. |
CEIVAP participa do XX ENCOB 2018
CEIVAP participa do 20º ENCOB
Representante acompanharam as atividades
| ||
![]() |
Cerimônia de abertura do ENCOB
|
Do dia 20 a 24 de agosto, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) participou, por meio de sua diretoria e membros, do 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Florianópolis/SC, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique Silveira. Em sua 20ª edição, o Encontro trouxe como tema central “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”.
A abertura oficial do evento foi realizada no dia 20 de agosto, reunindo diversas autoridades e atores do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do país. No dia 21, o diretor-presidente da Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, esteve na mesa de diálogo “Comitês no processo de fomento à inovação social na prevenção de desastres oriundos de eventos externos” apresentando o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP). O CEIVAP, junto com o Comitê Guandu, Comitês afluentes fluminenses e Comitês afluentes mineiros da bacia do Paraíba do Sul, e demais comitês do estado do Rio de Janeiro, o CEIVAP marcaram presença na feira do evento com um estande para atendimento ao público. No local, o vice-presidente do CEIVAP, Matheus Cremonese, e o secretário, Eduardo Dantas, fizeram apresentações sobre as linhas de investimento do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) do Comitê, que prevê projetos para a bacia do Paraíba do Sul até 2020, e sobre a Escola de Projetos, iniciativa pioneira na gestão da bacia do Paraíba. O vice-presidente do Comitê falou sobre as palestras que acompanhou na programação do ENCOB e o que pode levar como experiência. “Precisamos pensar na escassez hídrica, e que os comitês de bacia são o palco central para que essas discussões aconteçam e para que dali haja repercussão das diretrizes e demandas a serem tratadas”. Matheus também abordou a questão dos eventos extremos como assunto relevante. “É uma preocupação e é parte do que os comitês de bacia precisam tratar. Temos muito trabalho a ser feito, muitas demandas para dar andamento nesse sentido”. Um dos principais objetivos do Encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, visando expor para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos. |
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
SIGA CEIVAP tem destaque no XX ENCOB
SIGA CEIVAP tem destaque no ENCOB
Foto: Raissa Galdino

Diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, no ENCOB
As funcionalidades do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP) foram apresentadas, no dia 21 de agosto, durante a programação do 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). A apresentação do projeto foi conduzida pelo diretor-presidente da Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, na mesa de diálogo “Comitês no processo de fomento à inovação social na prevenção de desastres oriundos de eventos externos”.
O SIGA é um projeto do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Paraíba, através de um conjunto de soluções que subsidiam o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitam a criação e atualização de dados e possibilitam a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.
O ENCOB está sendo realizado em Florianópolis/SC, desde o dia 20 de agosto, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. O evento encerra amanhã, 24 de agosto, com o workshop “Avaliação e recomendações dos CBHs por região hidrográfica” e a apresentação dos documentos e encaminhamentos do Encontro.
Acesse aqui o SIGA-CEIVAP.
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
5º Seminario e sinalização de trilha em MG
Programa-se: seminário e sinalização de trilha em MG
5º Seminário e Mutirão da Trilha Transmantiqueira na Serra Fina serão realizados no município de Itamonte, em Minas Gerais.

Nos dias 18 e 19 de agosto, o 5º Seminário e Mutirão da Trilha Transmantiqueira será realizado no município de Itamonte, em Minas Gerais. O seminário será dedicado à capacitação dos voluntários e servidores participantes e irá apresentá-los à proposta da trilha de longo curso que irá cruzar os cumes da Serra da Mantiqueira. A etapa de sinalização será feita no dia seguinte em um trecho ainda a ser definido no Setor Serra Fina, na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (MG). O grupo também espera realizar uma ação paralela no Setor Picu, no Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu (MG).
O seminário será no sábado (18) das 9h às 17h, na Casa de Cultura de Itamonte (Rua Presidente Vargas, 149), em Itamonte. Os voluntários interessados em participar precisam preencher o formulário disponível online. A definição dos locais e horários do mutirão que ocorrerá no domingo será decidido durante o seminário.
A Trilha Transmantiqueira
O projeto da Transmantiqueira prevê um percurso de 750 km que cruzará 37 municípios e unidades de conservação como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG) e o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu (MG). O projeto nasceu da ideia de aproveitar as trilhas já existentes e criar um traçado único de longa distância que as conecte através da Serra da Mantiqueira e as fortaleça como um todo. Atualmente, cerca de 100 km do percurso já estão sinalizados.
Conheça o Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio.
*Com informações do Wikiparques/Duda Menegassi
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Florianópolis será sede do XX ENCOB 2018
Florianópolis será sede do XX ENCOB
Foto: Divulgação

A 20ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) será realizada do dia 20 a 24 de agosto, pela segunda vez, em Florianópolis/SC. O evento acontecerá no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira e a programação incluirá mais de 25 atividades diferentes, entre elas palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de cases.
Com o tema central “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”, um dos principais objetivos do ENCOB é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.
A realização do Encontro tem apontado para a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, Poder Público, Usuários, ONGs, Universidades e Municípios, proporcionando a troca de ideias e compartilhamento de experiências exitosas na gestão dos recursos hídricos. Para 2018, serão mais de 100 colaboradores no evento, incluindo palestrantes nacionais e internacionais.
O ENCOB é anualmente organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, este ano em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.
Com o tema central “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”, um dos principais objetivos do ENCOB é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.
A realização do Encontro tem apontado para a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, Poder Público, Usuários, ONGs, Universidades e Municípios, proporcionando a troca de ideias e compartilhamento de experiências exitosas na gestão dos recursos hídricos. Para 2018, serão mais de 100 colaboradores no evento, incluindo palestrantes nacionais e internacionais.
O ENCOB é anualmente organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, este ano em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.
Edital irá selecionar projetos na bacia do Rio Paraíba do Sul
Edital irá selecionar projetos na bacia do rio Paraíba do Sul
Foto: Claudio Vieira (PMSJC)

Sede do CDTASA, em São José dos Campos
No âmbito das atividades promovidas pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA), o Parque Tecnológico de São José dos Campos lançou o primeiro edital do programa, visando a seleção para pré qualificação de projetos voltados para a melhoria das condições de saneamento básico na área de abrangência da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, e também, o incentivo ao desenvolvimento da ciência e a potencialização social e econômica local e regional.
Os projetos deverão abordar uma das três linhas temáticas a seguir: tratamento de esgotos; controle de perdas em sistemas de distribuição de água; e produção de água de reuso em estações de tratamento de esgotos. As propostas devem ainda estar de acordo com as definições especificadas no edital: Projeto e protótipo de uma estação modular de tratamento de esgotos para municípios de até 2.000 habitantes ou pequenas comunidades presentes na bacia do Paraíba do Sul; Projeto e protótipo para o sistema de gerenciamento e controle de perdas em Sistemas de Distribuição de Água; Projeto e protótipo para a geração de água de reuso em estações de tratamento de esgotos.
Os projetos selecionados por este edital serão pré-qualificados para um eventual edital da Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), com o objeto de identificar e selecionar municípios onde os protótipos gerados poderão ter o seu piloto implementado. Os documentos deverão ser entregues no prédio da administração do Parque Tecnológico São José dos Campos até as 14h do dia 31 de agosto de 2018.
CDTASA
O Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA) consiste em uma parceria entre a AGEVAP e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, com participação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), cujo principal objetivo é incentivar pesquisas e projetos de inovação e impacto na área da bacia do Paraíba do Sul. Com a integração dos setores, o CDTASA visa impulsionar e promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e industrial no âmbito da gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental.
Assinar:
Postagens (Atom)