sexta-feira, 28 de abril de 2017

CONVITE PARA REUNIÃO DO COMDEMA CRUZEIRO.


CONVOCAÇÃO E PAUTA II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONAPAM.

Ofício Circular 03/2017 CONAPAM/APASM-ICMBIO

Às instituições componentes do
CONSELHO CONSULTIVO DA APA DA SERRA DA MANTIQUEIRA
Itamonte, 20 de abril de 2017.
Assunto: II Reunião Extraordinária de 2017.

Senhores Conselheiros e Senhoras Conselheiras,

1. Dando seguimento aos trabalhos do CONAPAM, temos a honra de convocar as instituições componentes para participarem da II Reunião Extraordinária de 2017, que se realizará no dia 05 de maio, sexta-feira, das 09:00 às 17:00h, na Sede da APA, em Itamonte – MG.

2. A proposta de pauta da reunião será Diagnóstico do Plano de Manejo da APASM, conforme detalhado a seguir:

·         Apresentação do relatório "Diagnóstico Físico e Biótico da APASM, seguido de debate; (Detzel)
·         Apresentação dos resultados da Oficina DRP do Plano de Manejo; seguido de debates, ajustes e estratégias para minimizar as ameaças aos alvos de conservação propostos; (Detzel) (para maior conhecimento da metodologia, consultar http://cmp-openstandards.org/wp-content/uploads/2014/03/CMP-Open-Stendards-Version-2-0-Portuguese.pdf ) 
·         Planejamento e encaminhamentos para a organização e realização das 3 (três) Oficinas Participativas sobre o Diagnóstico e os resultados da Oficina DRP e Conapam (a ocorrerem entre o final de maio e meados de junho).

3. O local da reunião será Sede da APA Serra da Mantiqueira, Rod. BR 354, nº1757. Horto Florestal, Itamonte, MG.

A equipe da APA da Serra da Mantiqueira está à disposição para qualquer informação adicional, no telefone (35) 3363-2136, ou no endereço eletrônico: apa_sm@icmbio.gov.br

Cordialmente,


PAULO HENRIQUE BORGES DE OLIVEIRA JÚNIOR
Chefe da APA da Serra da Mantiqueira
Presidente do CONAPAM

II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2017 DO CONAPAM



II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO CONSULTIVO DA AREÁ DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

MOMENTOS AJADES NO CONAPAM EM 2013 E 2017


                                           TERMO DE POSSE NO CONAPAM 2016\2018

AUTORIZAÇÃO DE NOVA REDUÇÃO DE DEFLUENTES DA CGH MACHADO MINEIRO NO RIO PARDO

Autorizada nova redução da vazão defluente da CGH Machado Mineiro no Rio Pardo
27/4/2017
Com o objetivo de preservar o volume de recursos hídricos armazenado no reservatório da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Machado Mineiro, no rio Pardo (MG/BA), a Agência Nacional de Águas autorizou reduzir a vazão mínima diária na estação Cândido Sales de 650 l/s para 400 l/s. De acordo com a Resolução ANA 743 de 24 de abril de 2017, a redução será feita em duas etapas. Na primeira, de 650 l/s para 500 l/s. Caso não haja comprometimento nas captações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para os municípios de Cândido Sales e Encruzilhada, a vazão poderá ser reduzida para 400 l/s em uma segunda etapa. A regra vale até 31 de julho de 2017.
 
Ainda de acordo com a Resolução, se forem identificados problemas de maior criticidade durante a redução das vazões liberadas pela CGH Machado Mineiro, a defluência deverá ser elevada para o patamar anteriormente praticado. A Resolução traz detalhes sobre os procedimentos que devem ser adotados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
 
A região onde está localizada a CGH Machado Mineiro, no Sul da Bahia na divisa com o estado de Minas Gerais, vem sofrendo as consequências da redução das chuvas desde 2012. Houve recuperação no nível dos reservatórios em 2013, mas não tem havido recuperação desde 2015.
 
Em abril, a ANA já havia alterado as condições para a operação desse reservatório até 30 de abril por meio da Resolução ANA nº 567/2017, segundo a qual a vazão mínima defluente da CGH deveria ser suficiente para manter uma vazão média diária de 650 litros por segundo (l/s) na estação fluviométrica Cândido Sales (código 53620000), que fica no município baiano de Cândido Sales. Em situação de normalidade, a defluência mínima é de 2.500 l/s, conforme a Resolução ANA nº 340/2014 .
 
Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à agência reguladora definir e fiscalizar as condições de operação de reservatórios por agentes públicos e privados para garantir o uso múltiplo dos recursos hídricos, conforme o que definem os planos de recursos hídricos das respectivas bacias hidrográficas.
 
CGH Machado Mineiro
 
Localizada no rio Pardo em Ninheira (MG), a CGH Machado Mineiro iniciou suas operações em 1992 com duas unidades geradoras de energia, cuja potência instalada é de 1,72MW. O volume útil do reservatório desta central geradora hidrelétrica é de 142,8 milhões de metros cúbicos (m³).
 
Bacia do rio Pardo P
 
or ser interestadual, o rio Pardo é de domínio da União e sua regulação é realizada pela ANA. O curso d’água nasce em Rio Pardo de Minas (MG) e tem sua foz em Canavieiras (BA), onde deságua no Oceano Atlântico 18km ao norte da foz do rio Jequitinhonha (MG/BA). Localizado na Região Hidrográfica Atlântico Leste, o rio Pardo percorre 565km, sendo 220km em território mineiro, e tem como principais afluentes os rios São João do Paraíso, Catolé Grande, Mosquito, Macarani e Maiquinique.
 
Diferenças entre PCH e CGH
 
Segundo a Resolução Normativa nº 673/2015, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é um empreendimento com potência superior a 3MW até 30MW e com reservatório com área de até 13km². Abaixo desta potência os empreendimentos são classificados como Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e acima dos 30MW são definidos como Usina Hidrelétrica de Energia (UHE).

ANA OFERECE 15 CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE RECURSOS HIDRICOS

ANA oferece 15 cursos gratuitos no lançamento do novo Portal da Capacitação
26/4/2017
chamada
Nesta quarta-feira, 26 de abril, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o novo Portal da Capacitação para a Gestão das Águas – capacitacao.ana.gov.br. Nesta página a ANA passará a oferecer gratuitamente seus cursos sobre diversos temas da área de recursos hídricos. Para começar, estão abertas inscrições para 15 cursos, sendo 14 na modalidade à distância, sem limite de inscrições, e um presencial, com vagas para Brasília.
 
Dos 14 cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD), um tem inscrições que vão até o dia 1º de maio e início das aulas em 4 de maio. Os outros 13 cursos EaD seguem com inscrições abertas até o dia 3 de maio e turmas iniciais no dia 9 do mesmo mês. Saiba todos detalhes de cada um desses cursos no Portal da Capacitação.
 
O curso presencial Avaliação de Políticas Públicas recebe inscrições até o dia 2 de maio. As atividades serão realizadas em Brasília de 10 a 12 de maio com carga de 24 horas. Voltado para servidores públicos de órgãos gestores de recursos hídricos e representantes de comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos, o curso busca avaliar processos ligados à Política Nacional de Recursos Hídricos e a seus respectivos programas e projetos. Também há uma abordagem sobre metodologias e instrumentos específicos de avaliação de políticas públicas.
 
Outra novidade trazida pelo Portal da Capacitação é o ConheceRH, acervo educacional sobre água da ANA. Nele os alunos poderão acessar os materiais didáticos de cada curso da Agência a qualquer momento. Antes, os materiais só podiam ser consultados durante o período das atividades de cada curso.
 
No Portal da Capacitação para a Gestão das Águas também estão disponíveis publicações sobre temas diversos relacionados aos recursos hídricos, entre outros conteúdos. Os internautas podem, por exemplo, acessar os oito cadernos de capacitação produzidos pela ANA para tratar de temas, como: cobrança pelo uso de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água, outorga de direito de uso de recursos hídricos, entre outros.
 
Capacitação
 
Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, cabe à Agência estimular a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Nesse sentido, a instituição realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.
Texto:Ascom ANA

domingo, 9 de abril de 2017

CONFIRA AS NOVAS DIRETORIAS DOS 21 COMITÊS DE BACIAS


Além de comemorarmos o Dia Mundial da Água, o mês de março também foi importante para a gestão de recursos hídricos do Estado de São Paulo. Todos os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas escolheram neste período os novos presidentes, os vice-presidentes e os secretários executivos e os adjuntos. 

Outro fator importante é a escolha dos representantes do Segmento Município no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). Exceto o CBH do Alto Tietê (que tem direito a um titular e suplente) cada CBH indica um representante, que será titular ou suplente, dependendo da ordem de revezamento do seu grupo (é a segunda lista da matéria).  Eles vão tomar posse na primeira Reunião do CRH de 2017, em 24 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. 
Confira as duas listas abaixo:
DIRETORIAS DOS CBHs
Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA)
Presidente: Simone Aparecida Curraladas dos Santos (Prefeitura Municipal de Itapetininga)
Vice-presidente: Priscila Silvério Sleutjes (Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha - ASPIPP)
Secretário Executivo: David Franco Ayub (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Antonio Francisco da Cunha (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Aguapeí e Peixe (CBH-AP)
Presidente: Daniel Alonso (Prefeitura Municipal de Marília)
Vice-presidente: Luís Sérgio de Oliveira (ABRH)
Secretário Executivo: Denis Emanuel de Araújo (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Suraya Modaelli (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT)
Presidente: José Auricchio Júnior (Prefeitura Municipal de São Caetano)
Vice-presidente: Francisco de Assis Ramalho Além (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP)
Secretário Executivo: Ricardo Daruiz Borsari (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG)
Presidente: José Eduardo Coscrato Lelis (Prefeitura Municipal de Guaíra)
Vice-presidente: Cesar Renato Rotessi Salvi (Ordem dos Advogados Brasil - OAB)
Secretário Executivo: Claudio Daher Garcia (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS)
Presidente: Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (Prefeitura Municipal de Peruíbe)
Vice-presidente: Adriana Florentino de Souza (Universidade Católica de Santos - UNISANTOS)
Secretário Executivo: Fernando Luiz Cordeiro (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT)
Presidente: Dilador Borges (Prefeitura Municipal de Araçatuba)
Vice-presidente: Zeide Nogueira de Camargo Furtado (AEAN - Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste)
Secretário Executivo: Luiz Otávio Manfré (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN)
Presidente: Délcio José Sato (Prefeitura Municipal de Ubatuba)
Vice-presidente: Paulo André Cunha Ribeiro (Associação Projeto Ecoadventure Pro Desenvolvimento Sustentável - APROEDS)
Secretário Executivo: Sylvio do Prado Bonh Júnior (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB)
Secretário Adjunto: Fábio Luciano Pincinato (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos – SSRH)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI)
Presidente: José Carlos Hóri (Prefeitura Municipal de Jaboticabal)
Vice-presidente: Adriano Melo (FIESP)
Secretário Executivo: Marcus Vinicius Lopes da Silva (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB)
Secretário Adjunto: Davi Faleiros - (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP)
Presidente: Oscar Gozzi (Prefeitura Municipal de Tarumã)
Vice-presidente: Vandir Pedroso Almeida (FIESP)
Secretário Executivo: Denis Emanuel de Araújo (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Suraya Modaelli (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo (CBH-PARDO)
Presidente: Dimar de Brito (Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança)
Vice-presidente: João Cabrera Filho (Associação Brasileira do Agronegócio da Reg. de Ribeirão Preto - ABAG/RP)
Secretário Executivo: Carlos Eduardo Nascimento Alencastre (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Renato Crivelenti (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ)
Presidente: Barjas Negri (Prefeitura Municipal de Piracicaba)
Vice-presidente: Marco Antônio dos Santos (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE)
Secretário Executivo: Vinícius Rosa Rodrigues (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos – SSRH)
Secretário Adjunto: Sebastião Vainer Bosquilia(Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP)
Presidente: Nelson Roberto Bugalho (Prefeitura Municipal de Presidente Prudente)
Vice-presidente: Maria das Graças de Souza (Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE)
Secretário Executivo: Sandro Roberto Selmo (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Murilo Gonçalves Cavalheiro (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (CBH-PS)
Presidente: Ana Maria de Gouvea (Prefeitura Municipal de Piquete)
Vice-presidente: Luiz Roberto Barretti (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES)
Secretário Executivo: Fabricio Cesar Gomes (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira do Iguape e Litoral Sul (CBH-RB)
Presidente: Wilson Almeida Lima (Prefeitura Municipal de Iguape)
Vice-presidente: Ivy Karina Wiens (Instituto Socioambiental - ISA)
Secretário Executivo: Ney Akemaru Ikeda (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Gilson Nashiro (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do São José dos Dourados (CBH-SJD)
Presidente: Flavio Prandi Franco (Prefeitura Municipal de Jales)
Vice-presidente: Jefferson Nascimento de Oliveira (Unesp – Ilha Solteira)
Secretário Executivo: Eli Carvalho Rosa (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Tokio Hirata (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira (CBH-SM)
Presidente: Frederico Guidoni Scaranello (Prefeitura Municipal de Campos do Jordão)
Vice-presidente: Luiz Roberto Barretti (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES)
Secretário Executivo: Nazareno Mostarda Neto (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Mariana da Silva Lucas (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Sapucaí-Mirim/Grande (CBH-SMG)
Presidente: José Luis Romagnoli (Prefeitura Municipal de Batatais)
Vice-presidente: Célio Bertelli (S.O.S Sapucaí Mirim)
Secretário Executivo: Irene Sabatino Pereira Niccioli (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Reginaldo Antônio Branquinho Coelho (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT)
Presidente: José Antonio Caldini Crespo (Prefeitura Municipal de Sorocaba)
Vice-presidente: Wendell Rodrigues Wanderley (Associação Icatu)
Secretário Executivo: Sétimo Humberto Marangon (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB)
Secretário Adjunto: Rosângela Aparecida César (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha (CBH-TB)
Presidente: Edgar de Souza (Prefeitura Municipal de Lins)
Vice-presidente: Argemiro Leite Filho (Sindicato Rural de Cafelândia)
Secretário Executivo: Lupércio Ziroldo Antonio    (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande (CBH-TG)
Presidente: Edson Edinho Coelho Araújo (Prefeitura Municipal de São José de Rio Preto)
Vice-presidente: Germano Hernandes Filho (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto)
Secretário Executivo: Tokio Hirata (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Secretário Adjunto: Maria Cecilia de Andrade (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)
Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ)
Presidente: Vicente Juliano Minguili Canelada (Prefeitura Municipal de Pederneiras)
Vice-presidente: Jozrael Henriques Rezende (FATEC-Jaú)
Secretário Executivo: Érica Rodrigues Tognetti (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE)

CONSELHEIROS DO SEGMENTO MUNICÍPIO NO CRH
Grupo 1 – Alto Tietê
Titular - Renata Torres de Sene, Prefeita Municipal de Francisco Morato.
Suplente - Fernando Fernandes Filho, Prefeito Municipal de Taboão da Serra.
Grupo 2 - Paraíba do Sul e Serra da Mantiqueira
Titular - Clodomiro Correio de Toledo Junior, Prefeito Municipal de Santo Antônio do Pinhal.
Suplente – Izaias José de Santana, Prefeito Municipal de Jacareí
Grupo 3 - Litoral Norte e Baixada Santista
Titular - José P. de Aguilar Júnior, Prefeito Municipal de Caraguatatuba.
Suplente - Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira, Prefeito Municipal de Peruíbe.
Grupo 4 - Ribeira de Iguape / Litoral Sul e Alto Paranapanema
Titular - José Guilherme Gomes, Prefeito Municipal de Riversul.
Suplente - Wilson Almeida Lima, Prefeito Municipal de Iguape.
Grupo 5 - Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema
Titular - João Carlos dos Santos, Prefeito Municipal de Garça.
Suplente - Nelson Roberto Bugalho, Prefeito Municipal de Presidente Prudente.
Grupo 6 - Aguapeí Peixe e Baixo Tietê
Titular - Helena Berto Tomazini Sorroche, Prefeita Municipal de Alto Alegre.
Suplente - Laerte Aparecido Rocha, Prefeito Municipal de Nova Luzitânia.
Grupo 7 - Tietê Jacaré e Tietê Batalha
Titular - Edgar de Souza, Prefeito Municipal de Lins.
Suplente - Cristina Maria Kalil Arantes, Prefeita Municipal de Ibitinga.
Grupo 8 - Turvo Grande e São José dos Dourados
Titular - Fernando Augusto Cunha, Prefeito Municipal de Olímpia.
Suplente - Flavio Prandi Franco, Prefeito Municipal de Jales.
Grupo 9 - Sapucaí Mirim/Grande e Baixo Pardo/Grande
Titular - João Baptista Matheus de Lima, Prefeito Municipal de Santo Antônio da Alegria,
Suplente - José Eduardo Coscrato Lelis, Prefeito Municipal de Guaira.
Grupo 10 - Pardo e Mogi-Guaçu
Titular - José Alberto Gimenez, Prefeito Municipal de Sertãozinho.
Suplente - Walter Cavenha, Prefeito Municipal de Mogi-Guaçu.
Grupo 11 - Sorocaba/ Médio Tietê e Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Titular - José Geraldo Garcia, Prefeito Municipal de Salto.
Suplente - Guilherme dos Reis Gazzola, Prefeito Municipal de Itu

V ENCONTRO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO DAS ÁGUAS



O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) vão organizar nos dias 9, 10 e 11 de maio o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas. O evento, que tem inscrições abertas até o dia 23 de abril, será na cidade de Brasília-DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). 
O V Encontro Formativo terá o intuito de fomentar discussões e reflexões que irão fazer parte do Processo Cidadão, evento preparatório no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, também na cidade Brasília. O evento ainda busca contemplar uma prioridade do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o próximo quadriênio: fortalecer a rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do País, integrando o processo formativo continuado e permanente. 
Segundo a organização do evento, o público-alvo será formado por: presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH); gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países; atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais; e pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA).

Serviço
Evento: V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas
Data: 9, 10 e 11 de maio.
Local: Sala 1 da CNTC (AV. W5 - SGAS, 902, Bloco C, em Brasília – DF).

SUA VOZ PODEM VOTAR NA PLATAFORMA ONLINE DO 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

Participantes da plataforma online Sua Voz podem votar em temas para o 8º Fórum Mundial da Água
31/3/2017
chamada


Até o dia 23 de abril será possível eleger os temas que poderão integrar a grade da programação do 8º Fórum Mundial da Água, que vai acontecer em Brasília entre 18 e 23 de março de 2018.  Quem entrar na plataforma <b>Sua Voz</b> oferece seu voto e ainda contribui com a troca de ideias iniciada em fevereiro.

Para votar, basta indicar os temas de preferência oferecidos na plataforma em cada uma das salas e temas transversais que permeiam todas as discussões.

As opções mais votadas serão levadas à 2º Reunião de Consulta às Partes Interessadas, encontro preparatório do 8º Fórum, que acontecerá em Brasília, nos dias 26 e 27 de abril deste ano. O Encontro ainda recebe inscrições. Clique aqui para garantir sua vaga.

A ferramenta Sua Voz permite que cidadãos de qualquer lugar do planeta com acesso à internet compartilhem ideias, experiências e soluções e façam sugestões que poderão ser incluídas no maior encontro mundial sobre água. Serão três rodadas de discussão. A primeira rodada começou em fevereiro e já recebeu cerca de 10 mil visitas e mais de 360 contribuições. Outras duas rodadas estão programadas para começaram em maio e agosto.  Essa é uma oportunidade de cidadãos do mundo inteiro, especialista no tema ou não, de contribuir para 8º Fórum Mundial da Água.  

Saiba mais sobre os temas das salas de discussão:

Clima: está em transformação e afeta a precipitação e padrões de escoamento de rios, o que impacta na disponibilidade de água, na vida humana e nas atividades em geral. É preciso preparo para lidar com a incerteza, inundações e secas mais frequentes

Pessoas: o acesso à água potável é um direito humano, mas ainda não é uma realidade para um grande número de pessoas ao redor do mundo. A falta de água e de saneamento ameaçam a saúde e a dignidade humana, principalmente entre populações mais pobres.

Desenvolvimento: a forma como os diferentes setores usam a água é fator chave para alcançar desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, justiça social e proteção do meio ambiente.

Urbano: a concentração da população nas cidades influencia o consumo, a qualidade e a disponibilidade de água. Muitas pessoas vivem em áreas urbanas sem infraestrutura e serviços adequados.

Ecossistemas: água em quantidade e qualidade adequada é fundamental para manter a biodiversidade e a subsistência de ecossistemas. Ambientes naturais desempenham um papel importante de fornecer para as pessoas água com melhor qualidade e em maior quantidade.

Financiamento: segurança hídrica depende do adequado financiamento público e privado para infraestrutura e gestão. É necessário aprofundar o debate para melhorar o financiamento de tecnologias inovadoras sustentáveis e de medidas para lidar com incertezas.

Entenda os temas transversais

Compartilhamento: toda água é compartilhada por diferentes regiões, governos, atividades humanas e grupos de pessoas. A gestão da água e as decisões devem envolver todos para partilha equitativa de benefícios, soluções e boas práticas em matéria de água.

Capacidades: deve fornecer aos usuários, governos, tomadores de decisão e pessoas ao redor do mundo a informação adequada, educação e Ciência & Tecnologia para o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Governança: água é um tema transversal entre fronteiras, setores, grupos e níveis de governo. Abordar problemas hídricos integrando todos esses aspectos requer boa governança, o que compreende as regras, práticas e processos para fazer e implementar as decisões em benefício da sociedade.
  
As discussões online são coordenadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em articulação com o Secretaria e demais instâncias de organização do Fórum.  A plataforma Sua Voz está disponível em português e inglês no site http://www.worldwaterforum8.org/ e conta ferramenta de tradução para mais 90 idiomas, de modo a facilitar a participação de pessoas da maioria dos países do mundo. O objetivo é fazer do 8º Fórum um evento plural e democrático, em alinhamento com o tema da próxima edição: “Compartilhando Água”.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com os objetivos de aumentar a importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. Será a primeira vez que o maior encontro mundial sobre água vai acontecer no hemisfério Sul.   

O 8° Fórum é realizado e organizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente; pelo Governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). As edições anteriores do Fórum Mundial da Água aconteceram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).


REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE


OS RIOS VOADORES DA AMAZONIA




domingo, 2 de abril de 2017

AJADES NA CAMINHADA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.




COMUNICADO 0004-AJADES

                                                      ASSOCIAÇÃO  JAGUAMIMBABA
                                                              CNPJ 04123945-56-0001
                        Endereço: Rua Antônio Rosa 02,jardim Paraiso-Cep.12721090

                                                         COMUNICADO  0004-2017      02 de Abril de 2017

De: AJADES-Associação Jaguamimbaba
Para: Diretoria Executiva\Conselho Fiscal\Colaboradores Técnicos
Assunto: Calendário de atividades-\Abril 2017
                              Calendário de atividades AJADES
A Associação Jaguamimbaba comunica o seu calendário de atividades do mês de abril 2017.
4\04\17-Reunião da COMDEMA-Cruzeiro
05\04\17-Reunião: Casa do Conselhos
11\04\17 e 12\04\17-Oficina do CONAPAM-Plano de Manejo da Serra da Mantiqueira-Flona de Passa Quatro-MG
18\04\17-Reunião Extraordinária: Conselho APA da Mantiqueira-Pindamonhangaba-SP 19\04\17-Reunião COMTUR(a confirmar)
24\04-Palestra na Escola Rebouças(a confirmar)
28\04\17-Reunião Ordinária da AJADES
Apresentamos o agradecimento de todos os colaboradores.

                                                           Respeitosamente.                                                      __________________________________________
                   Elias Adriano dos Santos         

        Diretor Presidente.

COMUNICADO-AJADES-0003-2017


                                               ASSOCIAÇÃO  JAGUAMIMBABA
                                                              CNPJ 04123945-56-0001
                              Endereço: Rua Antônio Rosa 02,jardim Paraiso-Cep.12721090

                                  COMUNICADO  0003-2017      02 de Abril de 2017

De: AJADES-Associação Jaguamimbaba
Para: Diretoria Executiva\Conselho Fiscal\Colaboradores Técnicos

Assunto: Participação da AJADES-Conselhos e Comitês de Bacias- 2017
      Conselhos de Meio Ambientes e Comitê de Bacias AJADES
A Associação Jaguamimbaba comunica a sua participação nos Fóruns de Gestão Participativa em  2017.
1-Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul-Biênio 2017\2019
Titular: ONG: Vale Verde, Suplente: AJADES
2-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cruzeiro-Biênio 2017\2019
AJADES-Ocupa a Presidência do Conselho.
3-Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira- ICMBio: Titular
Grupo de Trabalho-GT-Montanhas, GT- Comunicação, GT-Boas Praticas.
4-CEIVAP-Comitê de Integração das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul:Quadrienio-2017\2019
Titular: SOAPEDRA, Suplente: AJADES
 5-GT-Mantiqueira-Secretaria de Estado do Meio Ambiente-SEMA-SP
Sub-Grupo-Desenvolvimento Sustentavel-2016\2017
COMTUR-Conselho Municipal de Turismo: Titular
6-Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira-2015\2017-Titular
Representa: Monumento Natural Municipal Pico do Itaguare.

7-Conselho Estadual de Recursos Hídricos: Câmara Técnica de Educação Ambiental-2015\2017
8-Comitê de Bacias Hidrográficas; SP- Câmara Técnica de Educação Ambiental-2015\2017.


      Respeitosamente.                                                          __________________________________________
               Elias Adriano dos Santos         

         Diretor Presidente.