17/02 10h14
Workshop marca primeira reunião da sub-região da Região Metropolitana do Vale
![]() | ![]() |
A sub-região da entidade será em Cruzeiro e compreende Lavrinhas e mais seis municípios do Vale Histórico.
Nova Região Metropolitana terá 39 municípios e sua aprovação contribuirá para o desenvolvimento local.
A primeira reunião para discussão da mais nova sub-região da Região Metropolitana do Vale de Paraíba e Litoral Norte aconteceu dia 15 no Restaurante Big Tigre em Queluz. Compareceram os prefeitos e representantes do legislativo municipal, como também representantes da Sociedade Civil. Os deputados estaduais Hélio Nishimoto e padre Afonso Lobato estiveram presentes. O ponto alto foi a presença do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido. O anfitrião foi o prefeito de Queluz José Celso Bueno que recebeu cordialmente os convidados. Os únicos prefeitos que não comparecem foram José Luiz da Cunha de Lavrinhas, Rosana Lacerda de Silveiras e Ana Karin Andrade de Cruzeiro. A prefeita de Cruzeiro foi representada pelo Secretário de Saúde Márcio Gonçalves.
Aproximadamente 120 pessoas estiveram presentes nos workshops debatendo temas de extrema relevância para os municípios que compõem a sub-região.
A abertura do conclave foi feita pelo prefeito de Queluz José Celso Bueno. Fez uso da palavra os deputados Hélio NIshimoto ( PT) padre Afonso Lobato ( PV) e o Secretário secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido.
Cada participante teve acesso a um formulário Individual cujo objetivo era colher informações sobre os temas a serem discutidos nos trabalhos em grupo. Assuntos como desenvolvimento econômico, urbano, social, ambiental e institucional foram amplamente discutido.
O secretário Edson Aparecido define que a primeira ação concreta da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é a realização desses workshops. "É fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana que foram criados recentemente e passem a participar desse momento novo de construção da nova visão a cerca dos desafios metropolitanos" , explica o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
Para o deputado Hélio Nishimoto, a criação da Região Metropolitana do Vale será importante para o desenvolvimento do Vale do Paraíba e Litoral Norte. " A nova Região Metropolitana é uma das mais ricas do país. Somos referência em tecnologia de ponta, indústrias de grande porte, logística em transporte e um potencial em petróleo e gás. Este é um momento importante para formação dos Conselhos Consultivos e de Desenvolvimento, teremos que montar toda estrutura de planejamento. Este é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e da Brasil. O secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido é um profissional de ampla visão e irá proporcionar todo apoio para uma maior sustentabilidade da região", disse.
O secretário Edson Aparecido define que a primeira ação concreta da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é a realização desses workshops. "É fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana que foram criados recentemente e passem a participar desse momento novo de construção da nova visão a cerca dos desafios metropolitanos", explica o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
Para o prefeito anfitrião, "a participação dos segmentos representativos da sociedade são fundamentais nesses workshops. As informações colhidas em mais esse encontro, ajudarão a nortear a criação dos conselhos e a criação das câmaras temáticas, atendendo as necessidade da nossa região", comenta o prefeito de Queluz, José Celso Bueno.
O objetivo das reuniões é discutir com as entidades representativas da sociedade, com os vereadores e com a população em geral, o formato, a composição e as regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas.
"Esse é o momento de estruturação dos instrumentos de governança desta nova Região Metropolitana. É um momento onde estamos construindo juntos, uma política sólida para que esse processo se sustente e perenize ao longo dos anos. Por isso, é tão fundamental que toda a sociedade participe da governança metropolitana que estamos criando", define Edson Aparecido.
As reuniões contaram com as presenças de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, bem como do secretário titular da pasta, Edson Aparecido, de seis dos oito prefeitos da sub-região 4 (Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz e São José do Barreiro), os secretários das prefeituras de Cruzeiro e Silveiras, os deputados estaduais Pe. Afonso Lobato e Hélio Nishimoto, e demais autoridades e lideranças da sociedade das cidades da região.
Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, deputado pe. Afonso Lobato, "a Região Metropolitana é um excelente instrumento de organização regional que agora nós temos. Se compreendermos e assumirmos esse prosseguimento seremos testemunha do desenvolvimento do Vale Histórico", define.
"A criação da Região Metropolitana é muito importante, principalmente para nós, das cidades do Vale Histórico. Toda essa motivação do nosso pessoal me faz lembrar a história do início de um incêndio na floresta onde o rei leão, desesperado para apagar o incêndio, perguntou ao pequeno beja-flor, se achava que apagaria o incêndio com a gota de água que levava no bico. O beija-flor respondeu: estou apenas fazendo minha parte. Com essa história quero mostrar que é hora de nos envolvermos e incentivarmos essa região metropolitana a cumprir o papel para ao qual ela veio, afinal, já nascemos grandes", conta o prefeito de Areias, José Antonio Fernandes.
O secretário Edson Aparecido explica que, diferentemente da RM de São Paulo, no caso da RM do Vale do Paraíba e Litoral, ao mesmo tempo que for acontecendo os workshops, serão criados os Conselhos de Desenvolvimento e Consultivos, além de também já trabalhar na organização da Agenda Metropolitana a ser realizada, possivelmente, no dia 4 de maio. "Vamos traçar metas e recortes de planejamentos estratégicos regionais, como me pediu o governador, para estimular o desenvolvimento dos municípios de economia deprimida e os com grandes áreas de preservação ambiental".
Por fim, o secretário Edson Aparecido conta que "a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte caracteriza-se por sua diversidade. De um lado temos um pólo de desenvolvimento tecnológico no eixo da Dutra, altamente desenvolvido. Do outro lado, um conjunto de cidades com economia deprimida, na qual dependem quase que exclusivamente da prefeitura, onde ela é quem faz os maiores investimentos na cidade, além de ser a prefeitura a maior geradora de emprego e renda. Temos ainda uma cidade em uma ilha e do outro lado uma cidade no alto da serra. Por isso, um dos grandes desafios dessa região é encurtar as distâncias de desenvolvimento dessas cidades", enfatiza Edson Aparecido.
RM do Vale e do Litoral Norte
Os 39 municípios que compõem a RM são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.